Crescimento de 20,1% no Agro Impulsiona PIB de Goiás em 2025
Desempenho do setor contribuiu para que o PIB de Goiás acumulasse crescimento de 3,9% no ano e de 3,7% nos últimos 12 meses

A agropecuária se destacou como o principal motor do crescimento da economia goiana em 2025, apresentando um impressionante aumento de 20,1% no acumulado do ano até novembro. Esses números são baseados nos dados do Produto Interno Bruto (PIB) Mensal, que foram divulgados pelo Instituto Mauro Borges de Pesquisa e Política Econômica (IMB).
Esse desempenho robusto do setor foi fundamental para que o PIB de Goiás acumulasse um crescimento de 3,9% de janeiro a novembro e de 3,7% nos últimos 12 meses. Isso tudo confirma a trajetória positiva que a economia do Estado tem seguido.
O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, comentou que esses dados refletem a consistência da economia goiana ao longo do ano. "O forte desempenho da agropecuária, aliado ao avanço da indústria e dos serviços, mostra a capacidade de Goiás de manter um crescimento econômico positivo. Esse resultado é fruto de um ambiente favorável aos negócios, além de políticas públicas que são orientadas por dados e planejamento,” destacou ele.
Indústria e Serviços Também Crescem
Além do setor agropecuário, a indústria também teve um desempenho positivo, com um crescimento de 2,3% em 2025 e de 2,0% nos últimos 12 meses. Esse avanço foi impulsionado, em grande parte, pela indústria extrativa, que registrou uma alta de 8,7%. Também houve crescimento na indústria de transformação (1,6%) e na construção civil (0,5%), o que sugere um fortalecimento e uma diversificação na base produtiva de Goiás.
O setor de serviços, por sua vez, continuou a apresentar resultados positivos em novembro, com um crescimento de 1,5% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Entre os destaques, podemos ver as atividades de comércio (4,7%), serviços profissionais, administrativos e complementares (3,4%) e transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (2,7%). Esses segmentos estão diretamente ligados à geração de emprego e renda.
Por fim, ao analisarmos os dados mensais com ajuste sazonal, os números de novembro também mostram que a atividade econômica se mantém sustentada, com crescimento tanto na agropecuária quanto nos serviços a curto prazo. Isso reforça a resiliência da economia estadual.
