Edital IgesDF: Novos Equipamentos para Hospital de Base
Investimento do IgesDF moderniza a área de anatomia patológica e aumenta a precisão dos exames

12/01/2026 às 18h50 - Atualizado em 12/01/2026 às 19h33
O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) lançou, nesta segunda-feira (12), o Edital nº 83/2025 para a aquisição de novos equipamentos médicos destinados ao Serviço de Anatomia Patológica do Hospital de Base. Este investimento visa ampliar a precisão e agilidade dos exames, essenciais para a identificação de doenças e definição de tratamentos, fortalecendo o atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
Detalhes do Edital
O edital tem como objeto a compra de equipamentos médicos voltados à rotina da anatomia patológica, conforme estabelecido no Elemento Técnico nº 95/2025 e na Solicitação de Compras MV nº 7018. A iniciativa reforça o compromisso do Instituto com a excelência dos serviços prestados nas unidades de saúde sob sua gestão.Importância da Anatomia Patológica
Essencial no processo de identificação de doenças, especialmente em análises microscópicas de tecidos, o Serviço de Anatomia Patológica desempenha um papel estratégico na definição de tratamentos e condutas clínicas. A atualização dos equipamentos amplia a precisão dos exames, contribui para diagnósticos mais rápidos e qualifica ainda mais o atendimento ao paciente.Participação no Edital
Para garantir ampla concorrência e participação de empresas especializadas, o período de recebimento das propostas será de 10 dias úteis, entre 12 e 23 de janeiro de 2026, até as 23h55 (horário local), exclusivamente pelo email emendas.propostas@igesdf.org.br.O presidente do instituto, Cleber Monteiro, ressalta que investimentos em modernização demonstram o cuidado do Governo do Distrito Federal (GDF) com os usuários do Sistema Único de Saúde. “Estamos garantindo que o cidadão tenha acesso mais ágil e preciso aos exames, possibilitando diagnósticos e tratamentos cada vez melhores”, destaca.
O edital completo e seus anexos estão disponíveis para consulta no site do IgesDF, conforme o endereço eletrônico informado no documento oficial.


