Estudantes de Goiás Iniciam Intercâmbio na Austrália em 2026

Mestrado internacional

3 min de leituraFonte original

Na noite de domingo, 4 de janeiro de 2026, trinta e nove estudantes das Escolas do Futuro de Goiás (EFGs) chegaram a Sydney, Austrália, para um intercâmbio de um mês, com todas as despesas pagas pelo governo estadual. Essa viagem marca o início do programa Goiás pelo Mundo, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-GO), que visa levar mais de 2 mil goianos ao exterior nos próximos cinco anos.

Oportunidades de Aprendizado

Durante sua estadia na Austrália, até 31 de janeiro, os participantes irão desenvolver habilidades linguísticas e interculturais, além de aprimorar competências socioemocionais essenciais para o futuro profissional. O programa abrange não apenas estudantes, mas também professores, pesquisadores e servidores públicos, oferecendo intercâmbios, bolsas de mestrado nas melhores universidades e apoio para participação em eventos internacionais.

Seleção dos Participantes

Dos 39 estudantes, 31 foram selecionados com base em seu desempenho nos cursos de tecnologia das EFGs, enquanto os outros oito conquistaram suas vagas ao vencer a primeira edição da Olimpíada de Inteligência Artificial, realizada pela Secti em 2024, em parceria com o Centro de Excelência em Inteligência Artificial (Ceia).

Programação Enriquecedora

A programação inclui um curso imersivo de inglês em uma instituição renomada, além de visitas técnicas e atividades culturais que prometem enriquecer a experiência dos alunos.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto, destaca a importância desse programa como uma oportunidade para jovens talentos, especialmente de contextos de baixa renda. "Os estudantes estão hospedados no distrito tecnológico de Sydney, cercados por universidades de prestígio mundial, e estudando na melhor escola de inglês da Austrália," afirma.

Futuro Promissor

O programa de internacionalização de capital humano de Goiás representa a realização do sonho de muitos que, com esforço e talento, não teriam acesso a uma experiência dessa magnitude. Além disso, serão oferecidas bolsas e crédito subsidiado para que estudantes e servidores públicos goianos possam realizar mestrados nas melhores universidades do mundo, com suporte para acesso, permanência e desempenho acadêmico.

Essa iniciativa é fruto de uma parceria entre o Governo de Goiás e o Instituto Trajetórias, que adotou um modelo de financiamento inovador no país. O primeiro edital está previsto para ser lançado em fevereiro, com universidades parceiras como University College London, London School of Economics, École Polytechnique, Hertie School, Yale e Tsinghua Shenzhen.

O Goiás pelo Mundo também visa impulsionar a produção científica no Brasil, financiando pesquisadores pós-graduandos e doutores para missões de pesquisa no exterior e incentivando goianos a participar de competições e festivais internacionais. Essa iniciativa é um passo importante para os jovens envolvidos e uma contribuição significativa para o futuro do estado.

Compartilhar: