Inicie 2026 com Sucesso: 5 Cursos do Sebrae para Empreender

Inicie 2026 com Sucesso: 5 Cursos do Sebrae para Empreender

Ano novo, empresa nova: cinco cursos e ferramentas online do Sebrae para apoiar na abertura do pequeno negócio

3 min de leituraFonte original

O ano de 2025 se destacou como o grande ano dos pequenos negócios no Brasil. Entre janeiro e dezembro, mais de 5 milhões de microempreendedores individuais (MEI), microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP) foram registrados em todo o país. E a perspectiva é que esse número continue a subir em 2026. Segundo a última edição do Monitor Global de Empreendedorismo (Global Entrepreneurship Monitor – GEM 2024), há mais de 47 milhões de pessoas no Brasil que sonham em ter seu próprio negócio nos próximos três anos. Se você está entre elas e deseja empreender neste ano, o Sebrae preparou uma gama de conteúdos, cursos e ferramentas gratuitas para ajudar quem quer abrir um pequeno negócio, mas não sabe por onde começar.

Um dos destaques é um curso gratuito de apenas 10 horas, que cobre os conceitos básicos de empreendedorismo e ensina aspectos essenciais para iniciar um negócio. Nesse curso, você vai aprender sobre análise de mercado, definição de público-alvo e como estruturar um plano de negócios. Além disso, ele oferece orientações para criar produtos e serviços diferenciados e traz noções práticas de gestão, fundamentais para o dia a dia do empreendedor.

Na plataforma do Sebrae, você encontrará mais de 400 ideias de negócios, todas com informações completas que podem facilitar o planejamento e a abertura de novos empreendimentos. Isso inclui dicas sobre a melhor localização, equipe necessária para cada tipo de negócio, equipamentos e legislação aplicável, entre outros aspectos importantes.

Para aqueles que já têm um negócio estabelecido, mas estão enfrentando dificuldades financeiras ou desejam expandir, há também um curso de duas horas que ensina como acessar linhas de financiamento. Essa capacitação oferece uma visão abrangente sobre os cuidados que se deve ter ao buscar um financiamento, ajudando a evitar armadilhas. E, claro, quem está começando deve considerar fazer esse curso para se precaver.

Em um curso de 10 horas, os proprietários de pequenos negócios podem entender a importância do fluxo de caixa na gestão financeira. Eles aprenderão a identificar os componentes que envolvem o controle de entradas e saídas de recursos. Essa capacitação é ideal para quem busca um planejamento mais sólido, segurança e controle das finanças, além de auxiliar na projeção de cenários futuros e na formulação de estratégias para minimizar riscos e tomar decisões com mais confiança.

Para iniciar 2026 de forma mais organizada, o Sebrae disponibiliza a ferramenta Fluxo de Caixa, voltada para microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte. Essa ferramenta online facilita a gestão financeira do pequeno negócio, permitindo o registro de todas as entradas e saídas de caixa, além de oferecer uma visão clara do saldo atual e projetado, bem como dos compromissos financeiros futuros. E não para por aí: a ferramenta também simplifica a emissão da guia DAS para MEIs e permite a criação de relatórios personalizados para diferentes períodos, que podem ser enviados automaticamente por e-mail.

Fique por dentro das últimas novidades.

Compartilhar: