Rio Acre: Nível de Inundação em Rio Branco Atinge 1,455 cm
Pesquisador explicou que cheia no fim do ano passado foi agravada por muita chuva no início de 2026, o que levou o nível a subir novamente.
O nível do Rio Acre, na capital do Acre, Rio Branco, atingiu 1.455 cm (equivalente a 14,55 metros), superando a marca de inundação de 1.400 cm. Essas informações foram divulgadas neste domingo, 18 de janeiro, no boletim de alerta hidrológico da Bacia do Rio Acre, emitido pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB). A expectativa é que a situação comece a se estabilizar ainda hoje.
O pesquisador Artur Matos, do SGB, explicou à Agência Brasil que, no final do ano passado, houve uma cheia no Rio Acre, seguida por um período de chuvas intensas no início de 2026. Isso fez com que o nível do rio subisse novamente.
“Com a chuva que já caiu, estamos alcançando o pico hoje, e o nível do rio deve se estabilizar, começando a cair ainda hoje ou, no máximo, amanhã”, afirmou Matos.
Ele também destacou que, para o SGB, o termo “inundação” implica que as primeiras casas já estão sendo afetadas. “Alguma coisa já deve ter sido atingida em Rio Branco”.
Atualmente, na capital, o Rio Acre está em seu ponto mais alto, o que sugere que, após essa fase, deve começar a queda nos níveis. No entanto, Matos alertou que, caso uma nova chuva ocorra, o nível do rio pode voltar a subir.
Por outro lado, nos municípios de Xapuri, Brasiléia e Epitaciolândia, os níveis do rio estão abaixo da cota de alerta, que são de 1.250 cm e 980 cm, alcançando 1.168 cm e 584 cm, respectivamente.
"A onda de cheia já passou, o nível do rio subiu e agora está em processo de queda", observou Matos.
Na última sexta-feira, dia 16, o SGB havia alertado que o nível do Rio Acre estava em 1.399 cm e continuava a subir, com a possibilidade de ultrapassar a cota de inundação em Rio Branco, o que, de fato, aconteceu. Para quem deseja acompanhar a situação em tempo real, o monitoramento pode ser feito pelo Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Acre (SAH Acre).