Rio Vermelho em Salvador: Celebração de Iemanjá 2026
Desde 2020, a festa é reconhecida como patrimônio cultural da capital baiana
Antes das 6h, a Praia do Rio Vermelho, em Salvador, já estava repleta de pessoas e flores, todas reunidas em uma linda homenagem a Iemanjá. Todo ano, no dia 2 de fevereiro, essa celebração acontece em vários locais do Brasil, mas desde 2020, ganhou um reconhecimento especial: é considerada patrimônio cultural da capital baiana.
Iemanjá, orixá importante nas religiões de matriz africana, é a padroeira dos pescadores e marinheiros. Um exemplo de devoção é a advogada Patrícia Barros, que vem todos os anos de São Luís, no Maranhão, até Salvador para celebrar essa data. Ela compartilha: “Por ela ser vida em minha vida, a mãe de todos os orixás, a mãe de todas as cabeças. Sou adepta ao candomblé e devota dela”, diz Patrícia, com emoção.
A festa de Iemanjá em Salvador já acontece há 104 anos e atrai pessoas e pedidos de todos os cantos do mundo. Por exemplo, a sacerdotisa Mariana dos Santos, que veio da Itália, traz oferendas e pedidos em nome de Iemanjá e de amigos distantes. “Vim agradecer e pedir por mim, pelos meus amigos e familiares. Alguns clientes queridos, que levo no coração. Todos sabem que sou baiana do axé. Todo mundo me pediu que levasse uma florzinha para ela”, explica Mariana, com um sorriso.
Esse dia é especialmente significativo para os pescadores, que não apenas celebram, mas também agradecem pela proteção e pedem por fartura. O pescador Nilinho Garrido comenta: “Aqui tem muitos pescadores que são devotos de Iemanjá, que têm muita fé nela. Admiro muito essa devoção deles e de outros fiéis que vêm aqui fazer a festa.”
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, também esteve presente e destacou a importância da tradição. “Isso é uma agenda cultural muito forte. São os pescadores vindo até o mar, até as águas, através de Iemanjá, com um pedido para que suas pescarias e seus produtos aumentem”, afirmou.
E para quem quer sentir um pouco dessa energia, confira as imagens da festa na Bahia e em outras partes do país no Repórter Brasil Tarde, da TV Brasil. Fique por dentro das últimas novidades.
