Tempestade Ingrid: Primeira Morte e Alertas em Portugal

Um homem morreu quando o carro em que seguia, no Cadaval, foi arrastado pelas águas. Toda a costa ocidental está sob alerta de agitação marítima e nove distritos estão sob aviso amarelo ou laranja devido à chuva, vento e neve.

2 min de leituraFonte original

A tempestade Ingrid está causando estragos em Portugal e Espanha, trazendo chuvas intensas, nevões e ventos fortes. Infelizmente, já temos uma vítima em território nacional: um homem perdeu a vida após o carro em que estava ter sido arrastado pelas águas em Pêro Moniz, no concelho do Cadaval, que fica no distrito de Lisboa.

Atualmente, nove distritos do Continente estão sob alerta amarelo e laranja devido à previsão de queda de neve. Além disso, toda a costa de Portugal Continental e a costa norte da Madeira também estão em alerta, devido à agitação marítima intensa.

A tempestade não poupou nem mesmo as áreas menos acostumadas ao frio, como os concelhos alentejanos de Borba, Marvão, Vila Viçosa e Estremoz, que se cobriram de branco. As serras da Estrela, já habituadas a receber neve, assim como as do Alvão e do Marão, estão igualmente com o solo coberto.

As autoridades recomendam que os turistas evitem tentar acessar a serra da Estrela neste momento. Em Trás-os-Montes, nos distritos de Bragança e Vila Real, a neve também fez sua aparição, resultando em dezenas de estradas cortadas e escolas fechadas na sexta-feira. As estradas nacionais 315 e 316, que estavam interditadas em Alfândega da Fé e Macedo de Cavaleiros desde a manhã de sexta, foram finalmente reabertas neste sábado.

Na Espanha, a neve também está a cair com força em algumas regiões. A cidade de Segóvia, localizada entre Madrid e Valladolid, foi coberta por um espesso manto branco. Os primeiros flocos começaram a cair na tarde de sexta-feira, e na manhã de sábado, muitos curiosos se reuniram para admirar essa cena pouco comum.

A Direção Geral de Trânsito espanhola decidiu, neste sábado, retirar as restrições que impediam a circulação de camiões em nove corredores principais que cruzam Castela e Leão, Madrid e Astúrias. Essa decisão veio após 1250 veículos pesados terem passado a noite retidos em vários pontos dessas comunidades. Os motoristas puderam retomar a viagem a partir das 9:30 da manhã, conforme confirmado pela Subdelegação do Governo.

Atualmente, a tempestade Ingrid afeta 153 trechos de estradas em doze comunidades autónomas. A Galiza, por sua vez, enfrenta a situação mais crítica, com alerta vermelho devido a fenômenos costeiros das 12h às 18h no noroeste, oeste e sudoeste da Corunha, além das Rías Baixas e Miño de Pontevedra. As ondas podem alcançar mais de oito metros, acompanhadas de ventos de até 61 quilómetros por hora.

Compartilhar: