Dois Bebês no DF Contaminados por Toxina em Fórmula Infantil

Dois Bebês no DF Contaminados por Toxina em Fórmula Infantil

Comercialização do produto foi proibida pela Anvisa devido a risco de contaminação por bactéria que pode causar vômito e diarreia

2 min de leituraFonte original

Sandro Araújo/Agência Saúde-DF

Data e Hora Atual: 14/01/2026, 09:31:29

Atualização sobre a Saúde no Distrito Federal

Na terça-feira, 13 de janeiro, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) confirmou que dois bebês foram contaminados após ingerirem uma fórmula infantil. Esses lactantes, que têm aproximadamente um ano, consumiram produtos de lotes identificados como contaminados pela Nestlé. Os sintomas apresentados foram vômitos persistentes e diarreia, mas, felizmente, após a suspensão do uso dos produtos, ambos estão se recuperando bem.

Ação da Anvisa e Recolhimento Voluntário

Essa situação se desdobrou na última semana, quando a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu proibir a comercialização, distribuição e uso de lotes específicos desses produtos. Essa ação foi motivada pelo recolhimento voluntário feito pela Nestlé, que ocorreu devido ao risco de contaminação pela toxina cereulide, uma substância produzida pela bactéria Bacillus Cereus.

A Vigilância Sanitária já notificou todas as drogarias, estabelecimentos de saúde e pontos de venda no DF sobre essa questão. É importante ressaltar que, se algum desses locais for encontrado vendendo o item recolhido, poderá ser responsabilizado, de acordo com a legislação sanitária atual.

Recomendações para Pais

Márcia Olivé, diretora da Vigilância Sanitária do DF, ressaltou que os bebês consumiram produtos que foram comprados antes do recolhimento. Ela também fez um alerta importante: “Os pais devem verificar se possuem o produto dos lotes contaminados em casa. A lista está disponível no site da empresa, que também oferece suporte e até um novo produto para os consumidores.”

Para mais informações sobre como identificar os produtos e os lotes envolvidos no recolhimento, os interessados podem entrar em contato diretamente com a Anvisa ou com a Nestlé.

Compartilhar: