Goiás Lança Baru 2.0: Nova Plataforma para Cultura
Nova plataforma: versão atualizada do sistema Baru 2.0 visa simplificar a gestão de editais para projetos culturais
A Secretaria da Cultura de Goiás (Secult) anunciou na quarta-feira, 21 de janeiro de 2026, o lançamento do Baru 2.0, uma plataforma inovadora para a gestão de editais de projetos culturais. O evento, realizado no Cine Cultura, em Goiânia, foi transmitido ao vivo pelos canais oficiais da Secult no YouTube e Instagram, reunindo produtores, artistas e profissionais da cultura. O objetivo foi apresentar as novas funcionalidades do sistema e esclarecer dúvidas sobre seu funcionamento.
A criação do Baru 2.0 é resultado de uma colaboração entre a Secretaria-Geral de Governo (SGG) e a Gerência de Tecnologia da Secult. A titular da Secult, Yara Nunes, destacou que a nova plataforma foi projetada para simplificar o processo de aprovação de projetos, beneficiando tanto os proponentes quanto a própria secretaria, o que pode levar a prazos mais curtos e maior eficiência.
"Muitas vezes, encontramos dificuldades tanto do lado de quem se inscreve quanto do nosso lado. A nova plataforma surge para facilitar a vida de todos: da equipe da Secult, do Conselho de Cultura e, principalmente, dos artistas", enfatizou Yara.
Márcio César Pereira, subsecretário de Tecnologia da Informação da SGG, explicou que a antiga ferramenta, baseada no Mapa Goiano, passou por uma reformulação completa, resultando no Baru 2.0, que agora atende melhor às necessidades da Secult. Ele afirmou: "O trabalho envolveu uma análise das deficiências do sistema antigo e a reconstrução dele para que pudéssemos oferecer um novo e mais eficiente sistema".
Paulo Henrique Rocha Faleiro, gerente de Tecnologia da Secult, ressaltou a importância da colaboração com a SGG e o feedback dos usuários do Baru para as melhorias implementadas. "Convidamos todos os usuários a se envolverem de forma proativa e colaborativa, ajudando a moldar continuamente este sistema", afirmou.
O evento também apresentou orientações sobre a nova Instrução Normativa da Secult, referente ao Programa Goyazes, além de uma Resolução do Conselho Estadual de Cultura, criando um espaço de diálogo e capacitação para os agentes culturais que utilizarão o sistema.
O Baru 2.0 se torna a plataforma oficial para inscrição, avaliação e monitoramento de projetos em todos os editais promovidos pela Secult, incluindo o Programa Goyazes, o Fundo de Arte e Cultura (FAC), a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PnAB) e outras chamadas públicas da secretaria.
Entre as novidades do novo sistema, destacam-se o acesso unificado via Portal Expresso, com autenticação pelo gov.br; orientações detalhadas para o preenchimento de formulários e envio de documentos, além de um manual digital; automatização de cálculos e validações normativas, como a taxa administrativa e de captação do Programa Goyazes, que possui uma taxa mínima de divulgação de 5%; e validação automática de dados, evitando o envio de propostas com erros e promovendo maior eficiência no processo.
