São Paulo Comemora 472 Anos com Programação Cultural Gratuita
Museus, bibliotecas e Fábricas de Cultura ligados à Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo terão uma programação diversa, com entrada grátis.
© Paulo Pinto/Agência Brasil
Neste domingo, 25 de janeiro de 2026, São Paulo celebra seu 472º aniversário. Para marcar essa data significativa, a cidade preparou uma programação cultural variada, que inclui a entrada gratuita em museus e apresentações de blocos pré-carnavalescos. E claro, não pode faltar o famoso Bolo do Bixiga, uma tradição que já dura 40 anos, onde a comunidade desse bairro central monta a maior mesa de bolo de aniversário do mundo.
A festa no Bixiga começa na Rua Rui Barbosa, onde o tradicional 'parabéns' para a cidade será cantado, seguido da distribuição do bolo, a partir das 12h. Outra celebração ocorrerá no Mercado Municipal, que também oferecerá bolo gratuito, embora seja necessário retirar uma senha a partir das 10h30.
Os museus, bibliotecas e Fábricas de Cultura vinculados à Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do estado de São Paulo vão oferecer uma programação diversificada, com entrada franca. Entre os espaços participantes, destacam-se o Museu da Língua Portuguesa, o Catavento, o Museu das Culturas Indígenas, a Pinacoteca, o Museu da Imigração e o Museu da Imagem e do Som.
Na Pinacoteca, haverá ensaios abertos do bloco Afro Ilu Obá de Min, conhecido por seu papel na valorização da cultura negra e feminina. O grupo promete animar a Praça da Pina Contemporânea com sua música, dança e canto.
O Catavento, um museu muito querido pelas crianças, irá promover uma roda de samba com o Batucadas das Pretas, começando ao meio-dia. No Museu das Culturas Indígenas, será realizada uma roda de conversa sobre território, resistência e ocupação da cidade, iniciando às 10h30, com a participação de Akayse Fulni-ô e Kerexu Mirin, mediada por Emerson Baré Puranga.
O Museu das Favelas também entra na festa, promovendo o Baile da Perifanálise a partir das 13h30, além do evento Di Quebradinha, que oferecerá oficinas e brincadeiras de rua para as crianças, começando às 14h.
Nas Fábricas de Cultura, o clima será de muito samba, cortejos, descidas de carrinhos de rolimã e até K-pop, além de gincanas e atividades lúdicas para toda a família.
No vão livre do Museu de Arte de São Paulo (Masp), na Avenida Paulista, haverá uma programação especial do Sesc Verão, com apresentações e vivências que contarão com a participação de atletas brasileiros renomados, como as ginastas medalhistas olímpicas Júlia Soares e Lorrane Oliveira, tudo com entrada gratuita.
A celebração do aniversário da cidade também se estenderá aos parques e planetários municipais, que terão uma programação totalmente gratuita. No Planetário do Parque do Carmo, será exibido o Show da Luna.
Por fim, a prefeitura ainda vai promover o concerto Mitos Sonoros – FilarMônica, da Orquestra Experimental de Repertório, no Theatro Municipal, a partir das 17h. Este concerto, que também é gratuito, prestará uma homenagem especial ao artista e escritor brasileiro Maurício de Sousa, que recentemente completou 90 anos. Os ingressos poderão ser retirados com 48 horas de antecedência pelo site ou duas horas antes do evento na bilheteira.
