São Paulo Comemora 472 Anos com Programação Cultural Gratuita

São Paulo Comemora 472 Anos com Programação Cultural Gratuita

Museus, bibliotecas e Fábricas de Cultura ligados à Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo terão uma programação diversa, com entrada grátis.

3 min de leituraFonte original

© Paulo Pinto/Agência Brasil

Neste domingo, 25 de janeiro de 2026, São Paulo celebra seu 472º aniversário. Para marcar essa data significativa, a cidade preparou uma programação cultural variada, que inclui a entrada gratuita em museus e apresentações de blocos pré-carnavalescos. E claro, não pode faltar o famoso Bolo do Bixiga, uma tradição que já dura 40 anos, onde a comunidade desse bairro central monta a maior mesa de bolo de aniversário do mundo.

A festa no Bixiga começa na Rua Rui Barbosa, onde o tradicional 'parabéns' para a cidade será cantado, seguido da distribuição do bolo, a partir das 12h. Outra celebração ocorrerá no Mercado Municipal, que também oferecerá bolo gratuito, embora seja necessário retirar uma senha a partir das 10h30.

Os museus, bibliotecas e Fábricas de Cultura vinculados à Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do estado de São Paulo vão oferecer uma programação diversificada, com entrada franca. Entre os espaços participantes, destacam-se o Museu da Língua Portuguesa, o Catavento, o Museu das Culturas Indígenas, a Pinacoteca, o Museu da Imigração e o Museu da Imagem e do Som.

Na Pinacoteca, haverá ensaios abertos do bloco Afro Ilu Obá de Min, conhecido por seu papel na valorização da cultura negra e feminina. O grupo promete animar a Praça da Pina Contemporânea com sua música, dança e canto.

O Catavento, um museu muito querido pelas crianças, irá promover uma roda de samba com o Batucadas das Pretas, começando ao meio-dia. No Museu das Culturas Indígenas, será realizada uma roda de conversa sobre território, resistência e ocupação da cidade, iniciando às 10h30, com a participação de Akayse Fulni-ô e Kerexu Mirin, mediada por Emerson Baré Puranga.

O Museu das Favelas também entra na festa, promovendo o Baile da Perifanálise a partir das 13h30, além do evento Di Quebradinha, que oferecerá oficinas e brincadeiras de rua para as crianças, começando às 14h.

Nas Fábricas de Cultura, o clima será de muito samba, cortejos, descidas de carrinhos de rolimã e até K-pop, além de gincanas e atividades lúdicas para toda a família.

No vão livre do Museu de Arte de São Paulo (Masp), na Avenida Paulista, haverá uma programação especial do Sesc Verão, com apresentações e vivências que contarão com a participação de atletas brasileiros renomados, como as ginastas medalhistas olímpicas Júlia Soares e Lorrane Oliveira, tudo com entrada gratuita.

A celebração do aniversário da cidade também se estenderá aos parques e planetários municipais, que terão uma programação totalmente gratuita. No Planetário do Parque do Carmo, será exibido o Show da Luna.

Por fim, a prefeitura ainda vai promover o concerto Mitos Sonoros – FilarMônica, da Orquestra Experimental de Repertório, no Theatro Municipal, a partir das 17h. Este concerto, que também é gratuito, prestará uma homenagem especial ao artista e escritor brasileiro Maurício de Sousa, que recentemente completou 90 anos. Os ingressos poderão ser retirados com 48 horas de antecedência pelo site ou duas horas antes do evento na bilheteira.

Compartilhar: