Lula Participa do Fórum Econômico Internacional na América Latina
Entre os temas da área econômica a serem debatidos durante o fórum estão os papeis econômico da região, em especial com relação ao setor privado; infraestrutura e desenvolvimento; inteligência artificial; comércio regional; energia; mineração, segurança alimentar e segurança pública.
© Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca para o Panamá entre os dias 27 e 28 de janeiro para participar do Fórum Econômico Internacional da América Latina e Caribe, que ocorrerá até o dia 30. Os detalhes da viagem foram divulgados nesta sexta-feira, 23 de janeiro, pela secretária de América Latina e Caribe, Gisela Padovan, durante um evento no Itamaraty. Lula deve chegar ao Panamá na terça-feira, 27, provavelmente no final da tarde. No dia seguinte, ele terá um papel de destaque na abertura do fórum, onde discursará logo após o presidente do país anfitrião, José Raúl Mulino. Até o momento, está prevista apenas uma intervenção de Lula durante o evento. Na quarta-feira, Lula irá até uma das eclusas do Canal do Panamá para a foto oficial do fórum e, em seguida, participará de uma reunião bilateral com o presidente Mulino, além de um almoço com outros chefes de Estado. As expectativas em torno de encontros bilaterais são altas, com diálogos previstos independentemente das linhas ideológicas dos países. Até agora, os presidentes do Equador, Guatemala, Bolívia e Chile confirmaram presença, junto com o primeiro-ministro da Jamaica, Andrew Holness. Durante o fórum, temas como o papel econômico da região, infraestrutura, inteligência artificial, comércio regional, energia, mineração e segurança alimentar serão discutidos. A segurança no combate ao crime organizado também será um tópico importante, com o Brasil trazendo contribuições significativas nessa área. O chanceler brasileiro, Mauro Vieira, terá reuniões sobre investimentos e facilitação de capital entre Brasil e Panamá, visando novas oportunidades de desenvolvimento econômico.
Atualizado há menos de 1 hora
Com o presidente panamenho, Lula deve assinar um acordo de cooperação tratando de investimentos, expansão comercial e logística entre os países. O Brasil é o 15º maior usuário do Canal do Panamá. Sete milhões de toneladas de produtos brasileiros exportados passam por lá. O intercâmbio entre os dois países aumentou 78% no último ano, chegando a US$ 1,6 bilhão, com destaque para as exportações brasileiras de petróleo e derivados. O Panamá também foi o primeiro país da América Central a se associar ao Mercosul.
